Catherine USOULET
Psicólogo clínico
Arteterapeuta
Arteterapia, o que é?
A arteterapia contemporânea, que é a minha prática, é um método de cuidado que permite superar as dificuldades pessoais através da estimulação das capacidades criativas. Este ramo da arteterapia destaca-se claramente do coaching, das mediações artísticas e das atividades artísticas ocupacionais ou de desenvolvimento pessoal.
Difere da arteterapia tradicional por não realizar nenhuma interpretação e, finalmente, da arteterapia moderna por se opor a qualquer forma de exploração do potencial artístico (exposição de criações).
O dispositivo que se propõe é projetado pelo terapeuta para cada paciente de acordo com suas necessidades, é a ferramenta do arteterapeuta. O que importa durante a sessão é o processo, ou seja, o que acontece durante a criação que induz a um melhor conhecimento de si mesmo e evoca respostas muitas vezes inesperadas. Durante esta sessão não se trata de criar uma obra de arte, além disso não é necessário nenhum conhecimento técnico.
O arteterapeuta oferece dispositivos que estimulam a criatividade e ajudam a promover a expressão do que é difícil de expressar por meio de palavras.
O espaço terapêutico não é uma oficina de prática artística.
Os materiais utilizados dependem de cada caso ou necessidade, pode ser pintura, massinha, desenho, colagem, foto-linguagem, jogo, etc...
O material é fornecido pela arteterapeuta.
A arteterapia é um método de cuidado útil em qualquer idade.
Antes de decidir se a arteterapia é um método adequado para a pessoa em questão, faremos uma ou mais entrevistas previamente.
É possível organizar sessões em casa sob certas condições.